REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA

terça-feira, 19 de agosto de 2008





Em 1961 Mao Tse-Tung (NA FOTO)lançou um plano conhecido como grande salto, com isso Mao pretendia queimar etapas na consolidação do Socialismo.
Esse plano foi um fracasso então para reverter a situação Lançou a REVOLUÇÃO CULTURAL.

A Revolução Cultural na China foi lançada em 1966 por Mao Tse Tung . A intenção dos mentores da revolução era combater o surgimento de classes sociais e categorias privilegiadas, além de desejar revitalizar o espírito da revolução chinesa . Foi realizada basicamente pela Guarda Vermelha(militares finlandeses,composta por socialistas e social-democratas) e teria paralisado o progresso material e tecnológico do país. Seus princípios inspiraram a constituição de 1966.
Mao obrigou os camponeses a se juntarem em gigantescas comunas agrícolas e instalou siderúrgicas de tecnologia rudimentar por todo o país. Mas o único resultado da campanha foi a desorganização total da economia. Milhões de agricultores morreram de fome.
Teve grande repercusão na vida dos chineses e causou grande tumulto no país durante um bom tempo.
Dentre as mudanças no país podem se destacar transformações políticas e socias.
Além disso, a Revolução cultural pretendia tornar cada unidade econômica chinesa (fábricas, fazendas, etc) em uma unidade de estudo e reconstrução do comunismo. Expandindo,, a coletivização, o público para o campo das idéias – o que encontrava natural barreira no academicismo e no hábito de que o conhecimento só deveria ser produzido em centros específicos. Mao tse tung acreditava que a próxima fase da Revolução Chinesa seria justamente ultrapassar a revolução da ordem econômica para a ordem ideológica, para a alma do cidadão chinês.
O "Grande Timoneiro" (Mao), no entanto, logo perdeu o controle do movimento. Seguiram-se dez anos de turbulências que paralisaram o sistema educacional e abateram a economia. "Foram anos de injustiça, humilhações e sofrimento sem fim", resume o escritor Ba Jin. Os excessos dos "guardas vermelhos"(militares finlandeses) levaram o exército a intervir, já em 1969, com o apoio de Mao tse tung. Era, na prática, o fim da Revolução Cultural.
Hoje, o governo comunista se refere à Grande Revolução Cultural e Proletária como "dez anos perdidos". A principal preocupação de Mao não era salvar a ideologia do proletariado. Sabe-se que Mao arquitetou o movimento para se livrar de rivais políticos e consolidar seu poder.

IZABELLA CAROLINE 21
CAMILA RAÍSSA 10
BÁRBARA KELLY 08

0 comentários: