China Tradicional e China Industrial: as duas faces da China

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

De longa data a China é um país predominantemente rural, sendo que até hoje pouco mais da metade de sua população ainda vive da agricultura que se estende pelo interior, ao longo de seus rios.

A agricultura é um setor de suma importância para o país, que produz trigo, milho, arroz e cereais para o consumo interno e algodão, tabaco, cana-de-açúcar, chá e amoreira para a indústria.

O extrativismo também, pois o território é rico em recursos minerais e energéticos como o ferro, o manganês, o tungstênio, o estanho, o carvão mineral e o petróleo.
Mesmo sendo um país “socialista”, as desigualdades sociais são grandes e a população que vive nesse interior rural são os que mais sofrem com isso, pois a situação é miserável e, por isso, há sempre tentativas frustrantes, pois o governo não permite, de se migrar para as áreas industriais onde as condições de vida são melhores.

Mas a China é um país que está se industrializando e sua população, que há 18 anos atrás concentrava ¾ na área rural, hoje tem quase a metade na área urbana.
Todo esse processo foi impulsionado na década de 70, quando o governo abriu o mercado para o investimento de capital estrangeiro do mundo capitalista e foram criadas as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), caracterizando assim o “socialismo de mercado” chinês.
Nessas ZEEs a submissão é grande e alguns trabalham praticamente como escravos por um salário miserável. Além disso, as empresas que lá se instalam também encontram uma boa infra-estrutura portuária, necessária para viabilizar as exportações, principal objetivo no país.
Uma das condições impostas pelo governo para a instalação dessas indústrias é que elas devem abrir sua tecnologia para o país, o que já gerou vários processos por plágio contra empresas chinesas que produzem produtos semelhantes ou até mesmo idênticos, porém de menor custo, o que popularizou vários produtos eletroeletrônicos por todo o mundo, os famosos “Made in China”.

Quando falados de tudo isso parece que estamos nos referindo a dois momentos históricos de uma nação e, em parte, não deixa de ser. A China é um país antes agrícola e hoje, depois da industrialização, continua com uma boa parte na mesma situação. E nesse estado que se encontra a China atualmente: uma parte pobre, agrícola, localizada principalmente ao longo de seus rios e uma parte mais industrializada na costa leste, onde se encontra as Zonas Econômicas Especiais como mostra o mapa:

"Segundo Xie Fuzhan, diretor do Escritório Nacional de Estatísticas, o IBGE chinês, a população rural da China hoje é de 737 milhões de pessoas - ou 56% da população total. É um crescimento espantoso se a gente levar em consideração que, em 1990, 74% da população era rural. Em 2001, já havia caído para 64%."


Todo esse paradoxo industrial-rural é efeito da globalização do sistema mundial, da qual a China é um dos atores principais. Significa a mercantilização das relações sociais, e os chineses, mesmo culturalmente, se sentem pouco à vontade nesse processo: trabalham duramente, têm grandes jornadas e um cotidiano dificilmente suportável pelos ocidentais, tudo para poder emergir da pobreza em que grande parte ainda se encontra mergulhada. Mas um dos lados mais negativos da globalização é a acentuação de desigualdades, nomeadamente entre classes sociais e como já dito entre regiões, também observável neste imenso território, bem como o aumento de desemprego e as migrações internas não controladas.

Abaixo alguns gráficos para ajudar na interpretação:

*** Tabela 1 Comparação entre Produtividade das Safras e Rendimento por Unidade de Área – 1947 e 1936 ***


*** Tabela 2 Desenvolvimento Geral dos Empreendimentos Municipais ***



*** Tabela 3 Transformação da Estrutura Industrial Rural na China (%) ***


*** Tabela 4 Importação e Exportação de Alguns Produtos Agrícolas ***


Referências Bibliográficas

- PARA ONDE A CHINA CAMINHA? Garuti, Alberto. Disponível em: http://www.pime.org.br/mundoemissao/atualidasiaonde.htm. Acesso em 10 de agosto de 2008.
- A CHINA LIBERTA? Azevedo, Thiago. Disponível em: http://srbrownstone.wordpress.com/2008/06/30/China-liberta. Acesso em 10 de agosto de 2008.
- ABRIANDO OS OLHOS PARA A CHINA. Disponível em: http://sala.clacso.org.ar/gsdl/cgi-bin/library?e=d-000-00---0ceaabr--00-0-0--0prompt-10---4------0-1l--1-es-Zz-1---20-about---00031-001-0-0utfZz-8-00&cl=CL2&d=HASH4313e000b94c41fe90d812.8&x=1. Acesso em 17 de agosto de 2008.
- A CHINA RURAL E A POPULAÇÃO DE PEQUIM. Scofield, Gilberto. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/post.asp?cod_post=78050. Acesso em 21 de agosto de 2008.
- ECONOMIA DA RAPÚBLICA POPULAR DA CHINA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China. Acesso em 21 de agosto de 2008.
- GEOGRAFIA/MÓDULO I. Munhoz, Filipe. Ed. Villa Nova

Componentes:
Brian Sampaio nº09
Joseph Vieira nº23
Mariana Garcia nº28
Nayara Dultra nº32
Renan Tafner nº38
Yasmin Cardoso nº46
Yonara Yasmin nº47
Pollyana Paz nº49

Turma: 3º E - IEMG - 2008

1 comentários:

Conley Tiffany disse...

Vi comentarios de personas que ya obtuvieron su préstamo del Sr. Pedro y decidí aplicar bajo sus recomendaciones y solo 5 días después confirmé mi préstamo en mi cuenta bancaria por un monto total de $ 850,000 .00 que solicité. Esto es realmente un Buenas noticias y estoy aconsejando a todos los que necesitan un prestamista de préstamos reales que presenten su solicitud a través de su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com o whatsapp: +18632310632. Estoy feliz ahora que obtuve el préstamo que solicité.