China potencia nuclear

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

China

Potencia nuclear
A china queria investir em bombas nucleares pois ela possuia muito recursos naturais para fabricaçao da bomba,ela tambem viu que muitas potencias naquela epoca como (Eua) estava investindo nesse armamento entao começa ssim a fabricar bombas mais isso foi possivel
quando a China passou a ser um país comunista, ela se espelhou em um modelo de pais comunista, como a China não tinha muita opção começou a se espelhar na Urss, que começou a dar suporte para China em algumas áreas fornecendo dinheiro, armas, tecnologia, médicos, pesquisadores e engenheiros, principalmente da energia nuclear e fabricação de bomba. Com isso o governo chinês,liderado pelo partido Mao tse-tung,começou a controlar as fabricas,recursos minerais e todas outras atividades na China,então começou a planificar sua economia ,Mao tse-tung querendo o crescimento do país lançou um plano ambicioso,conhecido como Grande salto à frente(1957-1961).Esse plano consistia em queimar etapas da industrialização e priorizava investimentos nas industrias de base,industrias bélicas e obras de infra-estrutura.Esse plano mostrou ser um grande fracasso.Mao tse-tung vendo que tinha fracassado e que pessoas rivais querendo que ele saísse do governo da China,lançou um movimento chamado Revolução cultural(1966-1976),esse movimento era uma estratégia para tentar enfraquecer os burocratas e combater o modelo comunista da Urss,que começava a ter uma influencia muita grande sabre a China,esse movimento foi marcado por muita violência dentro do país e pelo isolamento econômico da China aos outros paises.Com esses fatos começaram a surgir divergências e desconfiança entre a China e a Urss.
A China então começou a caminhar sozinha, investindo na educação, indústrias em geral, e armamentos. Em 19664 detonou sua primeira bomba atômica e 3anos depois detonou uma bomba de hidrogênio.A Urss vendo que a China estava superando-a em questão de armamento nuclear,retirou todos os assessores que mantinham na China.
Com o rompimento da China e da Urss os Estados Unidos começou a se aproximar da China que passou a ser umas das principais potencias nucleares do mundo.



Curiosidades

• A China tem onze reatores nucleares em operação comercial, seis em construção, e vários mais sobre a iniciar a construção.
• Adicional reatores estão previstas, incluindo alguns dos mais avançado do mundo, para dar um aumento de seis vezes a capacidade nuclear, pelo menos, 50 GWe ou possivelmente para 60 GWe em 2020 e, depois, mais um período de três a quatro vezes mais para 120-160 GWe em 2030.
• O país pretende se tornar auto-
Para entender o que é e como funciona uma bomba atômica, é necessário que se entenda alguns conceitos sobre núcleo atômico e fissão nuclear.














Integrantes do grupo:
Vinícius Felippe n°43
Vinícius Moreira n°44
Ana Flavia n°03
Marcos Scaldaferri n°27
Harlison Ângelo n°15
Jonathan Henrrique n°21

0 comentários: