O Grande Salto á Frente (1957 - 1961)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O Grande Salto á Frente


Em 1957, Mao Tse-tung, lançou um ambicioso plano (comunização radical) , conhecido como o Grande Salto á Frente. O Grande Salto á Frente ou o Grande Salto a Diante tinha como slogan "três anos de esforços e privações, mil anos de felicidade".
Os objetivos do Grande Salto à Frente eram, como o próprio nome sugere, saltar, queimar etapas do processo de consolidação do modo de produção socialista na China, através da instalação de um parque industrial amplo e diversificado, segundo a alegação dos burocratas. Em outras palavras, com o Grande Salto à Frente pretendia-se que a China deixasse de ser um país basicamente agrícola e se tornasse um país industrializado num curto espaço de tempo.
Para viabilizar este objetivo, o Estado passou a dar prioridade aos investimentos no setor de base da atividade econômica (extração mineral, siderurgia e petroquímica), na indústria de armamentos e em obras de infra-estrutura que dessem sustentação ao processo de industrialização.Para isso foram exigidos grandes esforços á população, cargas de horários diárias de dezasseis horas por dia para conseguir níveis de produção sobre-humanos.Foram criadas também as grandes Comunas Populares, grandes fazendas com autonomia financeira, grande igualdade de salários, com escolas e hospitais gratuitos e também oficinas e pequenas fábricas. Eram espécies de pequenas comunidades distribuídas pelo país.
O Grande Salto á Frente foi um rotundo fracasso. A população deixou de trabalhar as terras para se dedicar à produção doméstica de aço que se veio a provar não ter qualquer qualidade ou utilidade.Isto associado a uma série de maus anos agrícolas com cheias e secas do, a inexperiência técnica, a insuficiência de transporte ferroviário, o deslocamento da mão-de-obra do campo para a indústria e retirada de técnicos soviéticos após o rompimento de relações entre China e União Soviética. Estima-se que foi “a pior fome da história”Com o fracasso do Grande Salto , os positores de Mao Tse-tung dentro do partido comunista, liderados por Deng Xiaoping, se fortaleceram e Mao para tentar reverter essa crise lançou o movimento como Revolução Cultural.

Na foto abaixo Mao Tse-tung o ' fundador ' do Grande Salto á Frente.






Grupo :

Augusto Jamarino
Hengel Fernandes
Jheniph Thaís
Jonathan Marques
Marco Túlio
Paulo Cezar
Queila Souza
Victor Santos


Bibliografia :


Revista Veja
Livro Geografia
Google imagens

0 comentários: